www.dorclinica.com

DORCLINICA ®    DR.  HEINZ  KONRAD
Tratamento de dores crônicas

Respostas às suas perguntas sobre

Bloqueio do Plexo Celíaco

O que é um bloqueio do Plexo Celíaco ?   É a injeção de pequeno volume de medicamento em área bem próxima ao Plexo Celíaco. Este plexo é um conjunto de nervos, localizados numa área em frente à coluna vertebral, que inervam órgãos do abdomen superior.

Para que se faz um bloqueio do Plexo Celíaco ?   Este bloqueio é indicado no tratamento de dores crônicas do abdomen superior, geralmente causadas por tumor(es) em estomago  ou pâncreas, ou por pancreatite crônica.  É um bloqueio muito eficaz.  Os benefícios para o paciente são a grande redução ou mesmo a eliminação total da dor, permitindo importante redução ou mesmo eliminação dos medicamentos analgésicos a serem ingeridos diariamente.

Este procedimento requer algum preparo ?   Não beba e não coma nada durante quatro horas antes deste procedimento. Rotineiramente, é colocado um cateter para infusão venosa em uma veia de seu braço, e você será conectado a um monitor de pressão arterial, frequência cardíaca e oxigenação sanguínea.

O que acontece durante o procedimento ?   Você ficará deitado(a) de bruços sobre uma mesa de radiologia.  Após assepsia do local de injeção, será aplicada uma anestesia local.  Depois, uma agulha especial será inserida até atingir a área próxima ao plexo.  O exato posicionamento desta agulha será guiado e verificado pelo monitor de raios-X.  Em seguida, pequeno volume de medicamento será injetado, de modo a difundir-se na região, e assim atingir os nervos que formam o plexo.  Na maioria das vezes, esta injeção é feita bilateralmente.  Em alguns casos, o procedimento é precedido de leve sedação.

Quanto tempo leva este procedimento ?   De 30 a 45 minutos.

Quais são as contra-indicações para este procedimento ?   Problemas de sangramento ou de coagulação sanguínea, infecção na área a ser injetada,  alguns tipos de intervenções cirúrgicas na coluna, realizadas anteriormente.

Que cuidados devem ser tomados após o bloqueio ? Você permanecerá deitado(a) no leito por aproximadamente uma hora após o procedimento, e estará sendo monitorado e controlado pelo pessoal da enfermagem.  Depois disso, você será capaz de levantar, ficar em pé, e andar.  O pessoal de enfermagem irá rever com você suas instruções de alta, e você poderá ir para casa em seguida.  Você deverá observar a evolução de sua dor nas 48 horas seguintes.

Importante:  você não deverá dirigir automóvel ao sair do hospital !

DORCLINICA ®    DR.  HEINZ  KONRAD
Tratamento de dores crônicas

Rua Dona Eponina Afonseca 80,   04720-010  São Paulo, BRASIL   
Tel. : (011)  56874918    Fax : (011)  56871275

konrad@sti.com.br

Dor Oncológica / Dor Pós-operatória / Dor por Trauma
Bloqueio do Gânglio Trigêmeo / Bloqueio do Gânglio Estrelado
Bloqueio do Nervo Facetário / Bloqueio do Plexo Celíaco / Ultra-som
Ondas Curtas / Forno de Bier / TENS / Injeções em Pontos-gatilho / Fibromialgia