www.dorclinica.com

DORCLINICA ®    DR.  HEINZ  KONRAD
Tratamento de dores crônicas

Respostas às suas perguntas sobre

Bloqueio do Gânglio Estrelado

O que é o bloqueio do Gânglio Estrelado ?   O Gânglio Estrelado é um grupo de nervos na região do pescoço.  O bloqueio deste gânglio consiste na injeção de pequeno volume de medicamento(s) ao redor destes nervos.

Para que se faz o bloqueio do Gânglio Estrelado ?   Este bloqueio é indicado em casos de Causalgia, Distrofia Simpática Reflexa, Herpes zoster, neuralgia pós-herpética, “dor fantasma" após amputação de membro, e em casos de problemas com a circulação sanguínea nos membros superiores.  Os benefícios para o paciente são a significativa  redução da dor e o aumento da circulação sanguínea para o membro afetado.

Este procedimento requer algum preparo ?   Não beba e não coma nada durante quatro horas antes deste procedimento. Rotineiramente, é colocado um cateter para infusão venosa em uma veia de seu braço, e você será conectado a um monitor de pressão arterial, frequência cardíaca e oxigenação sanguínea.

O que acontece durante o procedimento ?   Você estará deitado(a), com a cabeça ligeiramente inclinada para trás, apoiada num travesseiro pequeno.  Será aplicada uma solução antisséptica na pele da área anterior do seu pescoço e o médico localizará, mediante palpação, o ponto exato onde deverá introduzir a agulha.  Após ter colocado a agulha no lugar exato, injetará um pequeno volume do medicamento.  Em seguida, a agulha será retirada, e você poderá ficar em posição reclinada, confortável.

Quanto tempo leva este procedimento ?   Aproximadamente 20 minutos.

Quais são as contra-indicações para este procedimento ?   Problemas de sangramento ou de coagulação sanguínea, infecção no local da injeção, alguns tipos de intervenções cirúrgicas no pescoço, feitas anteriormente.

Que cuidados devem ser tomados após o bloqueio ?   Você permanecerá sentado ou reclinado sobre o leito por uns 20 minutos após o procedimento, e estará sendo monitorado e controlado pelo pessoal da enfermagem.  Após o procedimento, você poderá sentir, por pouco tempo,  um ou vários dos seguintes sintomas:  uma pálpebra um pouco caída, um olho um pouco avermelhado, lacrimejamento, nariz entupido, voz rouca, sensação de "bola" no pescoço, sensação de calor ou formigamento na cabeça.  Todos estes sintomas desaparecerão assim que o medicamento injetado tiver sido metabolizado, isto é, no máximo após 2 horas.  O pessoal de enfermagem irá rever com você suas instruções de alta, e você poderá ir para casa em seguida.

Importante:  você não deverá dirigir automóvel ao sair do hospital !

DORCLINICA ®    DR.  HEINZ  KONRAD
Tratamento de dores crônicas

Rua Dona Eponina Afonseca 80,   04720-010  São Paulo, BRASIL   
Tel. : (011)  56874918    Fax : (011)  56871275

konrad@sti.com.br

Dor Oncológica / Dor Pós-operatória / Dor por Trauma
Bloqueio do Gânglio Trigêmeo / Bloqueio do Gânglio Estrelado
Bloqueio do Nervo Facetário / Bloqueio do Plexo Celíaco / Ultra-som
Ondas Curtas / Forno de Bier / TENS / Injeções em Pontos-gatilho / Fibromialgia