www.dorclinica.com

DORCLINICA ®    DR.  HEINZ  KONRAD
Tratamento de dores crônicas

Respostas às suas perguntas sobre

Bloqueio do Nervo Facetário

O que é um bloqueio de Nervo Facetário ?   É a injeção de pequeno volume de medicamento(s) em área bem próxima a uma ou várias articulações facetárias, que estão localizadas lateralmente à sua coluna vertebral.

Para que se faz um bloqueio de Nervo Facetário ?   Este bloqueio é indicado quando a  dor é causada principalmente por uma ou várias articulações facetárias.  É um bloqueio de grande valor terapêutico.  Os benefícios para o paciente são a grande redução ou mesmo a  eliminação total da dor, e, por conseguinte, grande redução ou mesmo eliminação de medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios de uso diário.

Este procedimento requer algum preparo ?   Não beba e não coma nada durante quatro horas antes deste procedimento. Rotineiramente, é colocado um cateter para infusão venosa em uma veia de seu braço, e você será conectado a um monitor de pressão arterial, frequência cardíaca e oxigenação sanguínea.

O que acontece durante o procedimento ?   Você ficará deitado(a) de bruços sobre uma mesa de radiologia.  Após assepsia do local de injeção, será aplicada uma anestesia local.  Depois, uma agulha especial, muito fina, será inserida até atingir a área próxima às articulações a serem tratadas.  O exato posicionamento desta agulha será guiado e verificado pelo monitor de raios-X.  Em seguida, pequeno volume de medicamento será injetado, de modo a atingir os nervos que dão a sensibilidade à articulação facetária.  Na medida em que sua dor é causada por problemas em uma ou mais destas articulações, ela será aliviada ou eliminada através deste procedimento.

Quanto tempo leva este procedimento ?   Aproximadamente 30 minutos.

Quais são as contra-indicações para este procedimento ?   Problemas de sangramento ou de coagulação sanguínea, infecção na área a ser injetada,  alguns tipos de intervenções cirúrgicas na coluna, realizadas anteriormente.

Que cuidados devem ser tomados após o bloqueio ?   Você permanecerá deitado(a) no leito por uns 30 minutos após o procedimento, e estará sendo monitorado e controlado pelo pessoal da enfermagem.  Depois disso, você será capaz de levantar, ficar em pé, e andar.  O pessoal de enfermagem irá rever com você suas instruções de alta, e você poderá ir para casa em seguida.  Você deverá observar a evolução de sua dor nas 48 horas seguintes.

Importante:  você não deverá dirigir automóvel ao sair do hospital !

DORCLINICA ®    DR.  HEINZ  KONRAD
Tratamento de dores crônicas

Rua Dona Eponina Afonseca 80,   04720-010  São Paulo, BRASIL   
Tel. : (011)  56874918    Fax : (011)  56871275

konrad@sti.com.br

Dor Oncológica / Dor Pós-operatória / Dor por Trauma
Bloqueio do Gânglio Trigêmeo / Bloqueio do Gânglio Estrelado
Bloqueio do Nervo Facetário / Bloqueio do Plexo Celíaco / Ultra-som
Ondas Curtas / Forno de Bier / TENS / Injeções em Pontos-gatilho / Fibromialgia